O ex-presidente republicano Donald Trump anunciou o lançamento de uma nova rede social para dar “voz a todos”. Batizada de “TRUTH Social”, a plataforma pretende “enfrentar a tirania da Big Tech”, segundo o líder americano.

O aplicativo começará seu lançamento beta para convidados em novembro de 2021. Um lançamento nacional é esperado no primeiro trimestre de 2022, disse um comunicado à imprensa sobre o aplicativo. O lançamento da rede coincide com o estabelecimento do Trump Media and Technology Group (TMTG), uma empresa que atuará aparentemente no setor de tecnologia.

“Eu criei o TRUTH Social para enfrentar a tirania da Big Tech”, disse Trump no comunicado. “Vivemos em um mundo onde o Taleban tem uma grande presença no Twitter, mas seu presidente americano favorito foi silenciado. Isso é inaceitável.”

Na corrida para a eleição de 2020, Trump acusou repetidamente o Twitter de exibir uma tendência anti-conservadora “injusta” e “ilegal”, a fim de “sufocar a liberdade de expressão “. Ele disse isso, em parte, porque o Twitter sinalizou cada vez mais suas alegações sobre fraude eleitoral como “falsas”, e porque sua lista de tópicos de tendência frequentemente incluía termos que eram pessoalmente desfavoráveis ​​a ele.

Em 8 de janeiro, o Twitter baniu permanentemente Trump de sua plataforma, sob o risco de ele incitar a violência. Trump usou repetidamente sua conta pessoal para alegar fraude generalizada nas eleições de 2020. O ex-presidente, desde então permanece banido do Twitter e do Snapchat. Ele também foi suspenso indefinidamente do Facebook, Instagram, YouTube e Twitch. Com informações: NewsWeek