Comandante: ‘Forças Armadas têm o compromisso de garantir a tranquilidade do povo’

Hoje, dia 25 de agosto, é comemorado o Dia do Soldado no Brasil. Essa data foi escolhida devido ao dia de nascimento do Marechal Duque de Caxias, o Patrono no Exército Brasileiro e ícone da luta brasileira por sua independência dos colonos portugueses, no século dezenove.

E para celebrar a ocasião, foi realizado em Brasília um desfile militar, onde o comandante da Força Terrestre, general Paulo Sérgio, discursou em nome das tropas, ao lado do presidente da República e outras autoridades. Suas palavras foram curtas, mas precisas e seguras do compromisso com a nação.

O general afirmou que o Exército possui “o compromisso com os valores mais nobres da pátria e com a sociedade brasileira, em seus anseios de tranquilidade, estabilidade e desenvolvimento”, os quais incluem a garantia da Lei e da Ordem, conforme previsto no Artigo 142 da Constituição Federal de 1988.

Para o general, estes valores são o “farol que orienta o contínuo preparo e o emprego da Força Terrestre”, de modo que as Forças estão “sempre prontas a cumprir a missão delegada pelos brasileiros na Carta Magna”. Assista um dos momentos da cerimônia, abaixo: