Para acalmar crianças, policiais brincam de ciranda após a prisão dos pais delas

Após os pais serem presos suspeitos de tráfico de drogas, policiais do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) foram flagrados brincando de roda com as crianças para tentar acalmá-las, em Curitiba.

Nas imagens as cinco crianças cantam “roda cotia”, uma brincadeira de ciranda em que os integrantes dão as mãos, rodam e depois se abaixam. De acordo com a Polícia Militar (PM), o caso ocorreu por volta das 19h30 de domingo (30). Quatro crianças são filhas do casal e a outra é filha do rapaz que estava junto no carro.

Os policiais do BPTran estavam atuando na Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) para impedir a aglomeração de pessoas e o funcionamento de estabelecimentos não essenciais, por conta das restrições contra a Covid-19.

Contudo, ao avistarem um carro em situação suspeita percorrendo a Rua Tibagi, no Centro da capital, resolveram fazer uma abordagem. No carro, estavam dois homens, uma mulher e as cinco crianças.

Durante a vistoria, a equipe encontrou com os adultos quase 70 gramas de cocaína, maconha, uma quantia em dinheiro e celulares. Os três foram presos e levados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, e o carro foi apreendido por estar com irregularidades.

Policiais brincam de roda com crianças, após pais serem presos suspeitos de tráfico de drogas — Foto: Divulgação/BPTran
Policiais brincando com os filhos dos presos por suspeita de tráfico. Reprodução: G1

Enquanto aguardavam o Conselho Tutelar para dar encaminhamento às crianças, os policiais decidiram entreter elas, com danças e brincadeiras. Segundo a PM, as equipes que combatem os crimes também têm a função social de proteger e zelar a todos, principalmente os mais indefesos, como as crianças.

Além disso, conforme a polícia, a tática de utilizar crianças para disfarçar situações criminosas é comum e pode trazer riscos a elas. Com informações: G1