GRAVE: inteligência do Governo descobre maletas de escuta ilegal ativas na Esplanada

Recentemente, a inteligência do governo emitiu alerta ao Planalto e a ministros de Jair Bolsonaro sobre a identificação de sinais de maletas de grampo na Esplanada. A preocupação levou alguns auxiliares do presidente a trocar de número de celular.

Uma fonte militar revelou ao Radar [Veja] que, além da Esplanada, o sinal dos aparelhos foi localizado nas proximidades da área militar onde ficam os comandos das Forças Armadas.

A presença desse tipo de maleta, que faz as vezes de uma antena de celular, atraindo o sinal dos aparelhos para possibilitar a escuta, já havia motivado alertas no fim do ano também no STF. A segurança do tribunal chegou a orientar integrantes da Corte a evitar ligações convencionais.

Allan dos Santos já havia alertado

No ano passado, uma informação semelhante foi repercutida pelo jornalista Allan dos Santos, da revista virtual Terça Livre, o que acabou levantando uma série de críticas contra ele, que passou a ser acusado de promover “teorias conspiratórias”.

Com a notícia veiculada pela Veja só agora, em abril de 2021, Allan voltou a citar a sua informação anterior, mas em tom de ironia: “Tem gente que só acredita assim, saindo no Old News”, disse ele em sua rede social.

Internautas também publicaram prints das mensagens do proprietário do Terça Livre, lembrando o seu alerta no ano passado. Se trata, portanto, de uma grave informação, a qual sem dúvida já deve estar sendo investigada pela Agência Brasileira de Inteligência da forma mais discreta possível. Com informações:  Veja.