A princípio estava previsto para este ano o concurso da pf, com autorização para dia 25/05/2020 e após aprovação os trâmites para a saída do edital, mas devido a dois problemas muito importantes isso pode acabar atrasando. Entenda neste artigo por quê!

A atenção total da corporação para o concurso da polícia federal foi voltada para as questões que envolvem a pandemia que nosso país está passando e o inquérito que o STF está movendo referente às acusações que envolvem o Presidente Jair Bolsonaro e o Ex-Ministro da Justiça Sérgio Moro.

Com isso ainda em andamento, o posicionamento sobre o edital do concurso pf ficaria em segundo plano.

Como funciona o cronograma?

Em março deste ano foi liberado um cronograma com as possíveis datas esboçadas pela Polícia Federal para um concurso pf ainda em 2020, o início começaria com a autorização no dia 25/05/20 até a contratação da banca e publicações dos editais até novembro deste ano, mas infelizmente nada ainda foi confirmado.

A necessidade de abertura deste concurso da polícia federal 2020 era muito importante, porque a corporação esperava preencher quase todos os cargos como:

  • Papiloscopia;
  • Escrivão;
  • Delegado;
  • Agente de Polícia;

Além de toda a crise interna que ocorre dentro da corporação devido ao desgaste político, ainda temos a crise na Economia que é agravada pela pandemia, o que impacta na publicação de novos editais.

Com as novas aprovações da PL que consiste no congelamento de salário para servidores, é passível a extinção de algumas carreiras na Segurança Pública, o que podemos incluir a Polícia Federal e consoante alguns cargos para edital concurso pf.

A PL que já foi aprovada pelo Plenário e está em caminho de veto ou sanção presidencial, especificamente não afetaria o edital concurso pf, já que ele visa impedir a criação de novos cargos e não os existentes.

Ajustando que a Administração Pública pode ocupar os cargos existentes. Hoje a PF conta com mais de 4 mil cargos vagos.

Concurso PF: outros Impactos

E não foi somente o concurso da polícia federal 2020 que foi afetado pelo Coronavírus, a corporação também suspendeu matrícula e o curso de formação que já estava em sua segunda turma.

E outros concursos da mesma pasta de Segurança Pública pelo país também foram afetados pela pandemia.

Enquanto o ministério da Economia avalia sobre o aval ou não do novo concurso da polícia federal 2020, ainda há esperanças de que mesmo com esses três fatores seja aprovado pelo menos de forma gradual as vagas solicitadas.

Estima-se pelo Diretor Geral que sejam aprovadas uma porcentagem de vagas agora e outras posteriormente.

O prazo final vai até a nomeação para os cargos, se fossem cumpridas as datas iniciais iria até 2021, caso os prazos não sejam cumpridos as datas podem se estender até 2022 ou mais.

Não há informações oficiais distribuídas ainda pela corporação, mas devido ao cenário político, econômico e social que vivemos, espera-se algo semelhante.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais com seus amigos que precisavam de informações sobre o concurso da polícia federal 2020.